O Blogue Pedagógico

A intenção deste Blogue é demonstrar que é possível partilhar com outros intervenientes designadamente alunos, educadores e cidadãos comuns, quer ao nível local quer ao nível internacional.



quinta-feira, 11 de abril de 2013

Hugo Chaves, da Escola Básica de Albergaria no concerto de bateristas.

      A bateria é um conjunto de tambores (de diversos tamanhos e timbres) e de pratos colocados de forma conveniente com a intenção de serem percutidos por um único músico, denominado baterista, geralmente, com o auxílio de um par de baquetas, vassourinhas ou bilros, embora no caso de alguns executantes, possam também ser usadas as próprias mãos. Participação do aluno Hugo Chaves, do 6º Ano num concurso de bateristas, 2013

Facebook

Salão Nobre Manuel Salgueiral - Sede Sociedade Musical 1º de Agosto. Banda de Coimbrões, 2013.

terça-feira, 9 de abril de 2013

The Fantastic Flying Books of Mr Morris Lessmore (Vencedor do Oscar)

http://www.youtube.com/watch?v=hreZuyZ5NYM&feature=share

Fundada a 13 de Setembro de 1867, sob o nome da «Philarmónica Angejense››.

      O bairrismo e a carolice de alguns membros da sociedade mais sensibilizados com este tipo de atividade leva a que as Bandas Filarmónicas permaneçam de pedra e cal no quadro cultural atual. Compete às autarquias sensibilizar o público, através da divulgação e, por conseguinte, de uma motivação para a preservação da Instituição Banda Filarmónica.
 
.Banda Filarmónica de Angeja.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Audição de Elizabete Zhyltsova no Auditório do Conservatório de Música da Jobra, 2013. Apresentação de um Estudo.

 
     O piano é um instrumento musical de cordas. O som é produzido por peças feitas em madeira e cobertas por um material (geralmente feltro) macio e designados martelos, e sendo ativados através de um teclado, tocam nas cordas esticadas e presas numa estrutura rígida de madeira ou metal. As cordas vibram e produzem o som. Audição da aluna do 6º ano, Zhyltsova ao piano, 2013.
 
 
Conservatório de Música da JOBRA.

Dia da Música na EBI S.João de Loure - 2011

     No dia um de outubro, de 2012 comemorou-se o Dia Mundial da Música, celebrações que remontam já a 1975 instituídas pelo Internacional Music Council, sob a égide da UNESCO, como forma de promover os valores da paz e da amizade através da música. Teve a presença do Maestro Arnaldo Costa da Banda Velha União Sanjoanense que deliciou os presentes com alguns excertos da Música o “Pedro e o Lobo” de Sergei Prokofiev, tocando Fagote.

                                    




BIBLIOTECA DA EBI S. JOÃO DE LOURE.

domingo, 7 de abril de 2013

Visita do escritor António Torrado, em dezembro 2012.



Mini Concerto de Natal 2012

Mini Concerto de Natal

Decorreu no dia onze de dezembro de 2012, a apresentação, no átrio do bloco B, da Escola Básica de Albergaria-a-Velha, de dois temas musicais “ Titanic “ e “ Brilha lá no Céu” pela turma 6º E.
A envolvência natalícia das decorações e o empenho dos alunos ao presentearam todos quantos por ali se encontravam com tão bela sonoridade foi contagiante.
Esta pequena, mas bela audição, revelou a todos o trabalho meritório dos professores de Educação Musical da escola, bem como, o interesse dos alunos em relação à disciplina.
A comunidade escolar agradece, assim, ao professor João Costa, dinamizador da atividade, pelo agradável momento e a todos os alunos da turma 6º E pela motivação e alegria demonstradas.

Prof. Carla Araújo


 

Grande Prémio da Canção - "Lusitana Paixão" de Dulce Pontes.

http://www.youtube.com/watch?v=Abxi5M1mSEY

Grande Prémio da Canção - "Ontem, Hoje e Amanhã" de José Cid.

 
 

Reflexão dos alunos dos 5º e 6º anos, da EBI S. João de Loure - 2013.