O Blogue Pedagógico

A intenção deste Blogue é demonstrar que é possível partilhar com outros intervenientes designadamente alunos, educadores e cidadãos comuns, quer ao nível local quer ao nível internacional.



sexta-feira, 5 de julho de 2013

SENIORES APRENDEM MÚSICA.

Os professores de ensino de música, Pedro Teixeira e Cristiana Pinto, introduzem diferentes elementos nas suas sessões, levando os seniores a explorar as suas capacidades vocais, auditivas, rítmicas e a própria criatividade. Os exercícios são variados, podendo incluir a audição e a entoação de canções, a utilização de várias partes do corpo para formar sons, a criação de coreografias para músicas instrumentais ou, ainda, a composição de temas originais.
            A reação dos seniores a estas aulas tem sido bastante positiva e é notório o desenvolvimento de um saudável espírito de grupo. Muitas vezes, após a sessão, os participantes pedem para “cantar mais umas modinhas” e, em certas ocasiões, os professores são surpreendidos por “desgarradas” que surgem de forma espontânea.
            A educação musical para a população sénior oferece muitos benefícios: aumenta a auto-estima, combate a solidão, favorece a expressividade, alarga as ferramentas comunicativas e desenvolve os laços afetivos. Por isso, nunca é tarde para trautear e rodopiar!