O Blogue Pedagógico

A intenção deste Blogue é demonstrar que é possível partilhar com outros intervenientes designadamente alunos, educadores e cidadãos comuns, quer ao nível local quer ao nível internacional.



terça-feira, 3 de setembro de 2013

A PORTUGUESA “HINO NACIONAL"

"O Hino Nacional é o outro símbolo nacional definido pelo artigo 11º da Constituição. Com música da autoria de Alfredo Keil e letra de Henrique Lopes de Mendonça, A Portuguesa foi composta no rescaldo emocional do Ultimatum e tornou-se a marcha dos revoltosos do 31 de janeiro. Certamente por esse motivo, foi proibida pelo regime monárquico. A revolução de 5 de outubro acabaria por recuperá-la e, logo em 17 de novembro, o Ministério da Guerra determinava que, sempre que se executasse o hino A Portuguesa, todos os militares presentes, quando fardados, fizessem continência e, estando à paisana, se descobrissem, conservando-se de pé, em ambos os casos, até ao final da execução.
Contudo, a aprovação da versão oficial só se viria a dar-se em 1957, através da resolução do Conselho de Ministros publicada no Diário do Governo, 1ª série, nº 199, de 4-9-1957. Em consequência, foi elaborada a versão para grande orquestra sinfónica, da autoria de Frederico de Freitas, e, a partir desta, a versão para grande banda marcial, pelo major Lourenço Alves Ribeiro, inspetor das bandas militares".

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Escola Básica de Albergaria-A-Velha (Albergaria-a-Velha).

A educação básica ou ensino básico é o nível de ensino correspondente aos primeiros anos de educação escolar ou formal. Esta denominação corresponde, consoante o sistema educativo que o ministra, a um conjunto específico de anos de escolaridade, correspondendo, na generalidade dos casos, aos primeiros quatro a nove anos.
Albergaria-a-Velha goza de uma situação geográfica privilegiada pois encontra-se entre o mar, a zona lagunar de Aveiro e a montanha circundante. Os rios Caima e Vouga desde sempre influenciaram e contribuíram para o desenvolvimento do Município, nomeadamente no âmbito da agricultura e da criação de gado, mas também na implementação da indústria, especialmente a transformadora de pequena e média dimensão. O Agrupamento de Escolas de Albergaria-A-Velha é composto por dezassete escolas que se repartem pelo espaço geográfico do concelho. Essas dezassete escolas distribuem-se pelos vários níveis de ensino, cobrindo, assim, integralmente, as necessidades educacionais da população infantil e juvenil do Município. Assim, o Agrupamento é composto por 5 Jardins de Infância, 6 Escolas do 1º ceb, uma Escola Básica com 1º e 2º ceb e, finalmente, uma Escola com 3º ceb e Secundário.