O Blogue Pedagógico

A intenção deste Blogue é demonstrar que é possível partilhar com outros intervenientes designadamente alunos, educadores e cidadãos comuns, quer ao nível local quer ao nível internacional.



sexta-feira, 30 de agosto de 2013

SONS DA NOITE - Conservatório de Música da Jobra.

"O Conservatório de Música da Jobra (CMJ) nasceu no dia 3 de outubro de 1986 como Escola Particular de Ensino Livre, tendo como missão a sensibilização para a música através da prática de um instrumento, assim como a divulgação e o desenvolvimento do ensino artístico, da cultura e recreio de toda a população, em especial dos jovens.
No dia 3 de agosto de 1994, o CMJ foi reconhecido como Escola de Ensino Oficial Artístico, podendo ministrar os cursos básicos de Piano e Viola Dedilhada. No ano seguinte, foram introduzidos os cursos de Flauta Transversal, Clarinete e, posteriormente, os cursos de Violino, Saxofone, Flauta de Bisel, Trompete e Percussão".




INSTRUMENTOS MEDIEVAIS.

Muitos dos instrumentos musicais atuais são heranças do período medieval. A sonoridade e a beleza das melodias medievais são extremamente ricas e o requinte das composições encanta as pessoas até os dias de hoje.
Por muitos anos, a transmissão oral da música foi cultivada. Até que, em meados do século IX, o monge italiano Guido d'Arezzo inventou a pauta de quatro linhas, sistema usado no canto gregoriano. O sistema silábico de dar nome às notas também criado por ele, surgindo em cada linha da pauta, a escala musical: DÓ, RÉ, MI, FA, SOL, LÁ e SI.
 
https://www.facebook.com/joaom.gomes.37

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Concerto Musical com alguns elementos da Banda Velha União Sanjoanense, na EBI SÃO JOÃO DE LOURE.


"A Escola Básica Integrada (E.B.I.) de S. João de Loure localiza-se no lugar de Loure, a uma distância de 12 km da sede do Concelho e foi criada em 2000. Neste edifício, moderno e construído de raiz, funcionam os 1.º, 2.º e 3.º Ciclos. Há uma biblioteca, laboratórios para a área das ciências, duas salas de informática e um pavilhão polidesportivo com uma sala de ginástica. Existem, também, alguns espaços e equipamentos de lazer, a utilizar nos tempos livres dos alunos.
O meio em que esta escola se insere é essencialmente rural, predominando, como principal atividade económica, a agricultura".

 
Posted by Picasa

Comemorações do Dia Mundial da Música na EBI SÃO JOÃO DE LOURE- ALBERGARIA-A-VELHA, PORTUGAL.

A Escola Básica Integrada de São João de Loure situa-se na freguesia de São João de Loure, concelho de Albergaria-a-Velha, distrito de Aveiro.
Categoria: Ensino - Escolas de 1º, 2º e 3º Ciclos.

 
Posted by Picasa

ANGEJA - ALBERGARIA -A-VELHA- Vista Geral.

Freguesia ribeirinha banhada a poente pelo rio Vouga, em cujas margens se pratica uma agricultura e pecuária essencial e muito dominante no seu aproveitamento.
Apresenta na sua urbe características próprias de um aglomerado medieval. As ruas são estreitas e calcetadas e dentro da urbanização encontramos um conjunto de casas típicas de uma época antiga.

 
Posted by Picasa