O Blogue Pedagógico

A intenção deste Blogue é demonstrar que é possível partilhar com outros intervenientes designadamente alunos, educadores e cidadãos comuns, quer ao nível local quer ao nível internacional.



quinta-feira, 10 de outubro de 2013

SOU A ESCOLA.

Grupo de Cantares de Santa Eulália preserva tradições de Vale Maior.

“Queremos a divulgar a música popular da nossa terra e estamos abertos a cooperar com outras organizações para atuações”, explica Amílcar Oliveira, responsável pelo grupo.
Neste ano de 2013, o Grupo de Cantares de Santa Eulália tenciona realizar o seu I Encontro de Música Tradicional. “É uma forma de retribuirmos aos grupos que nos convidaram para os seus encontros, no ano passado”, aponta o responsável.
Também pela primeira vez, realizará o Ciclo do Milho, no qual se integra a Desfolhada, embora ainda não existam datas definidas.
Segundo Amílcar Oliveira, existe, ainda, a possibilidade de virem a gravar o seu primeiro CD, para terem mais um instrumento de divulgação da sua atividade. “Este já é um projeto mais difícil de ser concretizado, pelo extenso trabalho que envolve, mas temos essa intenção; se não for este ano, será no próximo”, adianta.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Debussy: Arabesque I (1888) .

A música inovadora de Debussy agiu como um fenômeno catalisador de diversos movimentos musicais em outros países. A maior parte de sua obra tardia constitui-se de música de câmara, incluindo três extraordinárias sonatas para violoncelo, para violino e para flauta, viola e harpa.
 

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

ANGEJA - CABEÇO - Postal antigo.

Angeja é uma freguesia portuguesa do concelho de Albergaria-a-Velha.
Freguesia ribeirinha banhada a poente pelo rio Vouga, em cujas margens se pratica uma agricultura e pecuária essencial e muito dominante no seu aproveitamento.
Apresenta na sua urbe caraterísticas próprias de um aglomerado medieval. As ruas são estreitas e calcetadas e dentro da urbanização encontramos um conjunto de casas típicas de uma época antiga.