O Blogue Pedagógico

A intenção deste Blogue é demonstrar que é possível partilhar com outros intervenientes designadamente alunos, educadores e cidadãos comuns, quer ao nível local quer ao nível internacional.



sexta-feira, 28 de março de 2014

Frossos regressa ao passado para comemorar 500 anos do foral.


"Entre os dias 21 e 23 de março, a vila de Frossos comemorou os 500 anos do seu foral, concedido pelo rei D. Manuel I no ano de 1514.
Promovido pela Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha e pela Junta de Freguesia de S. João de Loure e Frossos, em parceria com a albergAR-TE – associação cultural, este regresso ao passado veio intercalar momentos mais solenes com outros populares, tendo a particularidade de envolver a comunidade e associações locais que, desta forma, se identificam mais com a celebração em curso.
A Feira Quinhentista contou com a participação de gaiteiros e tambores, robertos tradicionais, bem como de personagens típicas da época – um contador de histórias, malabaristas e até uma bailarina oriental. Destaque, ainda, para a chegada da Comitiva do Foral, uma demonstração de danças palacianas, executadas pela população, e dois concertos: um com a Banda Velha União Sanjoanense e o outro com o Duo Cardo-Roxo, que apresentou tradicionais músicas medievais e renascentistas.
Uma atividade cultural que reuniu à pequena vila de Frossos milhares de pessoas, as quais assistiram aos espetáculos e provaram a gastronomia local num ambiente de outros tempos".