O Blogue Pedagógico

A intenção deste Blogue é demonstrar que é possível partilhar com outros intervenientes designadamente alunos, educadores e cidadãos comuns, quer ao nível local quer ao nível internacional.



sexta-feira, 18 de julho de 2014

I CONCURSO DE CANÇÕES PARA CRIANÇAS SOBRE POEMAS PORTUGUESES.

O Secretariado da I Concurso de Canções para Crianças sobre Poemas Portugueses reunido no dia 18 de Julho de 2014 na sede da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM), informa que depois de verificados todos os requisitos expressos no regulamento do I Concurso, decidiu aceitar todas as candidaturas apresentadas, num total de 32 canções.
Depois de analisadas pelo júri do concurso, composto por Cristina Brito da Cruz, Fernando Lapa e Henrique Piloto, a APEM divulgará os resultados na sua página de Internet de acordo com o calendário estipulado.



quarta-feira, 16 de julho de 2014

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE EDUCAÇÃO MUSICAL.

As artes em geral e a música em particular são áreas de saber e do conhecimento que aliam competências diversificadas de natureza multifacetada. No plano das técnicas, das estéticas,mas também históricas e culturais e intelectuais. Para além disto, como refere Josep Marti a música, tal como outras modalidades artísticas no âmbito das artes performativas, é muito mais do que uma forma de arte. É uma forma de construção identitária, individual e coletiva. Esta dimensão individual e social é também salientada por José António Abreu (fundador do “El Sistema” na Venezuela) que defende que aprender a tocar e tocar numa orquestra é algo mais do que apenas estudos artísticos.