O Blogue Pedagógico

A intenção deste Blogue é demonstrar que é possível partilhar com outros intervenientes designadamente alunos, educadores e cidadãos comuns, quer ao nível local quer ao nível internacional.



terça-feira, 12 de agosto de 2014

Inteligência Musical.

"Logo depois do nascimento da criança, vários processos são desencadeados no desenvolvimento das funções cerebrais. Um recém-nascido apresenta cerca de um quarto da massa cerebral de um indivíduo adulto , nas já tem quase todos os neurônios dos quais se valera pela vida. (...) para que o cérebro desenvolva todo seu potencial , é preciso que seja estimulado , provocado, trabalhado em suas centrais de comunicação. Nos primeiro anos de vida, o exercício de musculação" mental garante o desenvolvimento das fibras nervosas capazes de ativar o cérebro e adotá-lo de habilidades. Os primeiro quatro anos da criança são particularmente fundamentais para a estruturação das funções cerebrais. Um, bebê que passe deitado , sem estimulação física , a maior parte do primeiro ano de vida, certamente apresentará anomalias em sua evolução. É fundamental o estímulo e a exploração no processo de aprendizado. Cada aprendizado torna -se arquivo e ponte para novos aprendizados. (...) O potencial e a ampliação da inteligência estão diretamente associados ao número de ramificações existentes entre os neurônios; essas redes podem ser formadas , integradas e fortalecidas por meio de estímulos nas diversas áreas do cérebro. " (TRUCOM, p.11)

Perspectivando_o_Ensino_do_Instrumento_Musical.